Destaque

Madrid

Madri é o coração da Espanha. Centro intelectual e político de um vasto império, pilar da fé católica e foco das artes sob monarcas das mais diferentes tendências, daqui também partiram as ordens de uma Inquisição fanática, da supressão de identidades regionais – principalmente de bascos, galegos e catalães – e da evangelização forçada de nativos das Américas. É exatamente esse passado rico e controverso que fez de Madri o que ela é hoje – a capital cultural de um dos idiomas mais falados do planeta e de um país que luta para se manter unido e próspero. Aqui você encontrará uma tríade de museus sem paralelo – Prado, Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza, um palácio real em que não faltam luxo e exuberância e boa parte do espírito impetuoso dos espanhóis.

O cenário gastronômico vibrante, com o que há de melhor na cozinha ibérica — tapas, paellas, doces e presuntos, é uma atração à parte. Come-se bem, bebe-se ainda melhor. O vinho aqui é tratado com respeito, com adegas bem abastecidas de rótulos nacionais (como os Cava, Rioja e Jerez) e dos vizinhos italianos, portugueses e franceses, muitas vezes com preços bem atraentes.

Shows, espetáculos e exposições são algumas das atrações da agitada vida cultural madrilenha. Há sempre alguma boa mostra em cartaz na cidade e mesmo os cinemas são uma ótima opção de lazer. Além disso, eventos esportivos como os jogos dos times locais Atlético de Madri e Real Madrid (com seu ótimo museu) são ótimos para quem viaja em família ou com uma turma de amigos. Ganhando ou perdendo, o negócio depois é ir de bar em bar, experimentando as melhores tapas de cada um.

De Madri também é possível fazer ótimos passeios até cidades próximas, como Toledo, o austero palácio-monastério de El Escorial e, um pouco mais distante, a cidade amuralhada de Ávila.